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sábado, 26 de maio de 2018

Preocupação do Facebook com "fake news é uma "money sar", por Fernando Brito

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A história para boi dormir de que o Facebook é uma empresa preocupada com a veiculação de “fake news” e que quer tirar as pessoas do próprio Facebook – um de seus donos, Mark Zuckerberg disse que “nós fizemos mudanças que reduziram o tempo gasto no Facebook em 50 milhões de horas por dia para fazer que o tempo seja mais bem gasto” – só tem uma e velha razão: o dinheiro.
Ao privilegiar as mensagens de cunho pessoal e familiar sobre os compartilhamentos e links para empresas de mídia e de notícias o Facebook deixa de levá-los a sites e blogs que veiculam propagandas agenciadas pelo Google e que são sua  principal fonte de receitas.
Com menos visualizações nos sites, as agências de propaganda tendem a aumentar os dispêndios em publicidade no próprio Facebook.
Já os sites e blogs perdem receita. Os jornais e revistas online, como você já deve ter reparado,  têm de se fechar cada vez  mais ainda nos paywalls, mecanismos que condicionam o acesso ao pagamento de assinaturas e isso reduz ainda mais o retorno da publicidade Google que eles veiculam.
Os blogs, claro, não podem e não querem se fechar e ganham valores cada vez menores pela publicidade que veiculam – até de forma “poluída” da qual este blog não escapa – e não sobreviveriam sem as contribuições espontâneas que recebem, em geral de pequeno valor.
Se quiserem usar o Facebook para difundir suas publicações, o custo é absurdo para o tal “impulsionar publicação” que faz sua postagem aparecer promocionalmente em páginas da rede social onde há público que se interessa pelo tema que você seleciona.
A receita do Facebook aumentou quase 50% no ano passado, para mais de US$ 40 bilhões, um terço disso só nos meses de outubro, novembro e dezembro, quando implantou seus novos controles. Já o Google fechou o ano passado com prejuízo de US$ 3 bilhões no último trimestre.
Tudo isso sem contar que o mercado de publicidade no whattsap ainda é incipiente diante do potencial que a rede, a que mais se expande, tem.
Money makes de world go round, como cantava Liza Minelli no Cabaret.
PS. Mesmo com toda a dificuldade de um blog feito solitariamente, o Tijolaço está preocupado com os abusos e grosserias nos comentários, em geral feito por trolls no site, principalmente, mas também no facebook. Brevemente vamos instalar um sistema de comentários que promete resolver, ao menos em parte, o problema com estas pessoas antissociais e de comportamento inadequado a qualquer ambiente público, onde tudo começa pelo respeito aos outros.

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